11 Dicas para comprar um Notebook: parte 2 - Blog New@ge

Blog New@ge

O Blog da Tecnologi@

quinta-feira, 3 de junho de 2010

11 Dicas para comprar um Notebook: parte 2

Yago Souza
Adm e Uploader




6- Tela

É óbvio que quanto maior a tela (display), melhor a visualização. No entanto, quanto maior a tela, maior também é o tamanho do notebook e, em geral, o consumo de energia. Por essa razão, a escolha do tamanho da tela deve estar de acordo com suas necessidades. Se você quer um notebook para utilizar em casa para economizar espaço, uma tela grande é recomendável - para isso, você pode usar notebooks com tela de 17″ (lê-se o símbolo ” como polegadas). Por outro lado, se pretende transportar o notebook para vários lugares (por exemplo, nas visitas aos seus clientes) uma tela menor (de 13″, por exemplo) ajuda a diminuir o espaço que o notebook ocupa na bolsa ou na mala. Você também pode optar por notebooks com telas widescreen (que são cada vez mais comuns). Estas são mais largas horizontalmente e podem ser úteis em diversas aplicações, com nas visualizações de filmes ou de planilhas.

7 - Placa de vídeo


Talvez você não vá rodar jogos em seu notebook, mas provavelmente vai querer assistir vídeos nele - por exemplo, durante uma viagem de ônibus. Parar rodar vídeos ou até mesmo alguns jogos, é recomendável escolher um notebook com uma boa placa de vídeo. Neste caso, é importante verificar se a memória da placa de vídeo (VRAM) é exclusiva - UMA (Universal Memory Architecture) - ou se é compartilhada da memória RAM principal - SMA (Shared Memory Architecture). Se escolher uma compartilhada, que seja em um notebook com pelo menos 1 GB de memória RAM. Se optar por aparelhos com VRAM exclusiva, é recomendável que ela tenha ao menos 64 MB de capacidade.

8 - Dispositivo para cursor

Eis um outro detalhe importante: que tipo de tecnologia usar como substituto do mouse? O Touchpad é um tipo de dispositivo onde o usuário movimenta o cursor na tela através da movimentação de seu dedo em um pequeno painel sensível a toques. O Touchpad geralmente é acompanhado de botões que possuem as mesmas funções das teclas de um mouse comum. No entanto, também pode simular cliques do mouse pressionando o dedo rapidamente sobre o painel. Outra opção é o Pointing Stick, um pequeno botão que fica entre as teclas do notebook e que possui uma flexibilidade que permite a movimentação do cursor de acordo com a pressão que o usuário aplica através de seu dedo (este tipo é mais difícil de ser encontrado). A escolha do melhor dispositivo é complicada, porque se trata de uma questão de afinidade. Assim, é melhor testar cada opção antes de comprar um notebook ou adquirir um equipamento que faz uso de ambas as tecnologias.
Se preferir, você pode utilizar um mouse comum ou, para facilitar o transporte, um mini-mouse que use porta PS/2 ou USB:

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Sua Valiosa Opinião

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages