O Blog da Tecnologi@

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

On 15:07 by Teste 10022   No comments
Bem galera, este é o primeiro post da NewAge... Sejam Bem-Vindos e aprendam, divirtam-se e, sei lá, façam oq quiser xD

Como inauguração do Blog, segue um Artigo sobre o novo Nvidia Optimus, que promete, sem dúvida, revolucionar o mercado com essa nova tecnologia


Retirado do Baixaki:

A NVIDIA anuncia a Optimus, nova tecnologia que trabalhará em conjunto com suas placas de vídeo e promete prolongar a duração de baterias em notebooks.

“Maior duração da bateria e maior desempenho. Simples assim!” É com esse mote que a NVIDIA anuncia Optimus, uma tecnologia que pretende aumentar a duração da carga de baterias em notebooks poderosos.

Você já deve ter ouvido falar que notebooks potentes consomem muita energia, afinal, sua configuração demanda um consumo maior da bateria, o que diminui a autonomia do equipamento.
Para tentar solucionar esse problema, a NVIDIA desenvolveu uma nova tecnologia capaz de ativar ou desativar o uso de uma placa de vídeo discreta (não integrada à placa mãe) de acordo com a necessidade do notebook. Batizada de Optimus, ela é completamente automática e não interfere no máximo desempenho da sua máquina. Conheça agora um pouco mais sobre ela.

Consumo diferenciado para ações diferenciadas:

Basicamente a Optimus funciona assim: alterna entre a placa de vídeo integrada e a discreta (não integrada à placa mãe), fazendo com que o PC consuma diferentes níveis de energia para diferentes ações realizadas no notebook.

Por exemplo, se você está apenas navegando na internet, lendo emails, notícias e acessando o Orkut, a Optimus ativa a placa de vídeo integrada. Se você vai jogar, ela ativa a placa de vídeo discreta. O sistema inteligente presente na tecnologia Optimus é capaz de identificar qual a necessidade gráfica das ações realizadas pelo usuário do notebook, fazendo com que ele consuma mais ou menos energia.

Sem perda de desempenho:

Algumas ideias para evitar o grande consumo de bateria por parte das placas de vídeo discretas quando não estão em uso, como chaveamento físico por meio de boot ou ativação da GPU via software, se mostraram pouco eficientes. Isso porque, além de necessitarem de configuração manual, prejudicavam o desempenho normal da máquina – que ficava sem nenhuma unidade gráfica acionada.

A tecnologia Optimus soluciona esse problema e não interfere no desempenho da sua máquina ao realizar a alternância entre a placa de vídeo discreta e a integrada à placa mãe do notebook, afinal, em nenhum momento o computador fica desprovido de uma GPU ativa e funcionando corretamente.


Mobilidade sem perda de desempenho
Mobilidade e Desempenho: A solução para os Gamers Viajantes

 
Configuração automática:

Além de poupar energia da máquina sempre que possível, a tecnologia Optimus possui outra grande vantagem: nenhuma configuração manual é preciso para que seja feita a seleção da placa de vídeo ideal para determinadas ações. Tudo é feito automaticamente pelo componente.

Isso significa que quando você resolve jogar no notebook, não é preciso ativar manualmente GPU discreta do equipamento para que o jogo seja aproveitado em máxima qualidade gráfica. Muito menos será necessário desativar algo para que, finalizado o jogo, a placa integrada tome as rédeas gráficas de seu notebook, consumindo menos energia.

Compatibilidade:

Ainda são poucos os notebooks em que já está presente a tecnologia Optimus, porém, uma novidade deve agradar a muitos fabricantes. A nova tecnologia da NVIDIA é compatível com os processadores mais recentes da Intel, portanto, é possível utilizar a unidade gráfica integrada juntamente com uma placa de vídeo discreta em um notebook com esses processadores.

Asus UL50Vf, primeiro notebook a utilizar a tecnologia OptimusOs processadores com suporte para a Optimus são: Intel Arandele (Core i3, i5 e i7), Penryn (Core 2 Duo) e Pine Trail (Atom N4xx). As placas de vídeo compatíveis com a nova tecnologia da NVIDIA são: GeForce M Next-gen, GeForce 300M, 200M e Next-gen ION.
A Asus foi a primeira fabricante a lançar um notebook com a tecnologia Optimus presente: é o ULV50Vf (imagem ao lado). Seu preço nos Estados Unidos é de U$ 850 e ele ainda não possui previsão de lançamento no Brasil. Até o final do ano a Asus deve lançar mais quatro modelos de notebooks com a nova tecnologia.
 (Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/3613-nvidia-optimus-nova-tecnologia-pretende-aumentar-o-desempenho-da-bateria-em-portateis.htm)

Podemos ver que as coisas estão evoluindo para os portáteis. Após o aparecimento das novas tecnologias relacionadas ao conteúdo das baterías, quem tem um Note em casa vai poder jogar despreocupado com o tempo que vai levar pra recarga
Agora é só esperar e torcer para que essa tecnologia não chegue aqui a preços muito salgados (em torno dos 2000 pilas de boa ¬¬)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Sua Valiosa Opinião