Ubuntu: Instalando Drives Restritos - Blog New@ge

Blog New@ge

O Blog da Tecnologi@

sexta-feira, 19 de março de 2010

Ubuntu: Instalando Drives Restritos

Yago Souza
Adm e Uploader




Este é o primeiro texto de uma série de artigos, que apresenta ferramentas de gerenciamento do Ubuntu já instaladas no sistema, mas que muitos usuários ainda não conhecem. A primeira delas é o gerenciador de “Drivers de Hardware”, ideal para a instalação de drivers proprietários para dispositivos de hardware do computador.
Acontece que vários grandes fabricantes de hardware, principalmente de placas de vídeo, como a ATI e a nVidia, proíbem que pessoas fora da companhia criem drivers para seus equipamentos. Portanto, somente elas mesmas podem desenvolvê-los. Como o Ubuntu segue as filosofias “Código Aberto” e “Software Livre”, esses drivers não podem vir instalados por padrão no sistema. Contudo, eles podem ser baixados e instalados posteriormente, através do gerenciador.
Instalando novos drivers

A instalação de drivers proprietários através deste gerenciador ocorre de maneira bastante simples, sem nenhuma configuração manual. Ao abrir o aplicativo (através de “Sistema → “Administração” → “Drivers de Hardware” ), a própria ferramenta reconhece todos os drivers disponíveis para o hardware de sua máquina. Basicamente, eles são exibidos em forma de uma lista, onde você pode escolher o mais adequado para sua máquina.


Gerenciador de Drivers do Ubuntu

Para habilitar um driver restrito, basta selecioná-lo na lista, seguido do botão “Habilitar”. Na maioria dos casos, o computador será reiniciado para que todas as modificações sejam aplicadas de forma correta. Do mesmo modo, para deixar de usar um driver, basta desabilitá-lo na própria ferramenta. No nosso exemplo, existem várias opções para a  placa de vídeo nVidia Geforce 6600. Caso você não fique satisfeito com um driver em específico, você pode testar todos até encontrar o que possui o melhor funcionamento.

Tirado do baixaki blz? xD~ informação free source

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Sua Valiosa Opinião

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages