Entendendo melhor o VoIP - Blog New@ge

Blog New@ge

O Blog da Tecnologi@

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Entendendo melhor o VoIP

 Yago Elric
Adm e Uploader









Retirado de Largado em Guarapari

VOIP é a abreviação de Voice Protocol over IP (Protocolo de Voz sobre IP) um termo genérico que agrega diversas tecnologias que permitem a transmissão de sons e até voz sobre redes IP (a mesma usada pela Internet) o que viabilizou, na prática, que duas pessoas pudessem estabelecer uma conversa de voz de qualquer ponto do planeta a um custo reduzido, ou até sem custo algum.

Apesar de não ter sido o primeiro, a aplicação que realmente popularizou esse conceito criando um novo mercado ao seu redor, foi o Skype .

Por motivos mais do que óbvios, o surgimento dessa nova tecnologia causou um verdadeiro alvoroço entre as companhias telefônicas já que ela mexia — ou melhor, abalava — o seu (regulamentado) mercado de ligações, em especial o de longa distância.

O grande problema é que, ao contrário do sistema telefônico convencional que transmite sons no formato analógico (como aquele que sai do tocador de MP3 para o fone de ouvido), no caso do VOiP o som é convertido para o formato digital (bits e bytes) e transmitido pela internet utilizando o protocolo IP. Assim, na teoria, não haveria diferença entre navegar na web, bater papo no messenger ou fazer uma ligação de voz, já que tudo são bits de informação que trafegam pela mesma rede, saindo assim, do controle das telefônicas.

Mas isso significa que o VoIP vai acabar com essas empresas? Claro que não, já que muitas delas também são provedoras de internet de modo que também levam alguma nessa brincadeira. Fora isso, elas também assimilaram a tecnologia VoIP utilizando elas mesmas nas suas ligações de longa distância, criando assim, sistemas híbridos. Assim, uma ligação começa analógica vai até a central telefônica onde é transmitida para longas distâncias, via VoIP, até outra central que se conecta ao seu destino novamente na forma analógica, reduzindo assim ,seus próprios custos operacionais.

Fora isso, para se fazer uma ligação “gratuita” no Skype é preciso, antes de mais nada, saber instalar, configurar e usar o aplicativo. O PC de quem vai chamar e de quem será chamado precisam estar ligados e conectados na rede na hora em que a ligação for realizada, o que não é sempre o caso, mas que pode até valer a pena principalmente se a demanda por ligações interurbanas ou até internacionais for muito grande.

Fora isso, nada ainda bate a comodidade de um telefone fixo ou celular onde basta botar o fone na orelha e discar um número para falar com outra pessoa a qualquer hora e em qualquer lugar.

É tudo uma questão de custo x benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Sua Valiosa Opinião

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages