O Blog da Tecnologi@

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

On 12:36 by Neo Elric in    1 comment
 Yago Elric
Adm e Uploader




Após longos meses de fotos e mais fotos pelas ruas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a equipe do Google Street View finalmente colocou no ar as imagens das primeiras cidades brasileiras percorridas. Ao todo, os 30 carros equipados com câmeras rodaram 150 mil quilômetros pelas regiões metropolitanas das cidades e capturaram nada menos que 300 bilhões de fotos, dá pra imaginar? Durante esses meses, os 60 motoristas dirigiam 8 horas por dia para conseguir registrar cada pedaço dos 51 municípios visitados.

Quando o Google iniciou o projeto no Brasil, a empresa comentou que o plano era registrar todas as cidades brasileiras escolhidas como sede para a Copa do Mundo de 2014. Mas com todo o sucesso e repercussão, eles decidiram ir além: o Google quer percorrer o Brasil inteirinho e fotografar cada pedaço do país.

\\\"Eu espero que, em 2 anos, a gente já tenha conseguido 90% das cidades e das vias mapeadas. Isso em 2 anos. O projeto continua, e o objetivo é 100%\\\", explica Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil.
E para ajudar nesta segunda fase de captura de imagens, a equipe do Google achou uma maneira criativa para conseguir se embrenhar pelas ruelas e becos onde o carro é proibido. A empresa vai usar o Trike, um triciclo equipado com câmera que vai trafegar por parques, praças, orla do mar, museus ao ar livre e estádios de futebol. Aliás, para conseguir fotografar lugares de difícil acesso, eles já pensaram de tudo. \\\"É um trabalho de lojística bem complexo. Começa com um estudo aprofundado de geografia do local, condição das vias, trânsito... Daí a gente decide que horário e que dias percorrer, e se a gente encontrar dificuldades para um veículo de 4 rodas, a gente procura estratégias mais leves. A gente já tem triciclos, mas em outros países existem veículos para neve e até mochilas montadas com uma torre, onde uma pessoa andando pelo ambiente, consegue documentar\\\", diz Felix Ximenes, diretor de Comunicação e assuntos públicos da Google.
O legal é que nessa nova fase os internautas vão poder palpitar bastante. Com a ajuda de uma ferramenta interativa, eles vão poder escolher os lugares que querem ver mapeados. Os mais votados serão listados e terão prioridade na captação das imagens. Quintella diz que \\\"junto com o lançamento do produto, está sendo disponibilizada uma página de marketing que além do tutorial do produto, vai ter um link para o usuário dar sugestões de locais para que o Google passe com a bicicleta. Até o dia 18 os usuários podem dar sugestões. As com maior representação, colocaremos para votação.\\\"
Inclusive, se você tiver sugestões de fotografias diferentes para algum lugar específico, sua ideia é válida. Nas imagens do sambodromo, por exemplo, eles capturaram as fotos no dia do desfiles das escola campeãs.
Para aumentar a interação com o Google Street View, também está no ar o hotsite exploreostreetview.com.br, com tutoriais e dicas para que o usuário possa conhecer melhor a ferramenta. O site ainda vai lançar um concurso com direito a premiações: 20 smartphones com sistema operacional Android.
Bacana, né? Agora dá para explorar o Brasil estando em casa. Se você ficou curioso em conhecer o Google Street View, clique aqui boa diversão!

Retirado de Olhar Digital

Um comentário:

  1. Nossa velho, eu to usando isso direto, já vi cada coisa (aka mulheres nuas na rua, prostitutas, garotas transando e etc... aushuahs)

    Acessem tbm : www.jogadorpensante.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe Sua Valiosa Opinião