Problemas e soluções - Blog New@ge

Blog New@ge

O Blog da Tecnologi@

sábado, 7 de agosto de 2010

Problemas e soluções

 Neo Elric
Adm e Uploader





Todo aparelho está sujeito a panes, e o computador não é exceção. Se até mesmo nosso corpo – tido como criação divina e havido como a mais perfeita das “máquinas” – requer visitas regulares ao médico, o que seria de se esperar de geringonças projetadas e construídas por seres humanos, sabidamente falíveis?
No entanto, embora os técnicos também precisem comer, antes de gastar dinheiro levando seu PC para o conserto é bom saber que muitos problemas podem ser resolvidos em questão de minutos e com um mínimo de esforço. Confira a seguir algumas dicas e estratégias que cobrem os defeitos mais comuns:
Se você ligar o PC e ele se fingir de morto, verifique primeiramente o fornecimento de energia elétrica (estabilizador de tensão, filtro de linha e a própria tomada, que pode ser testada com um multímetro ou simplesmente ligando a ela um abajur, rádio ou coisa parecida). Caso tudo esteja normal, remova a tampa do gabinete e certifique-se de que todos os conectores e componentes – placas de vídeo, memória RAM, etc. – estejam bem encaixados. Se nem assim a máquina ligar, é possível que o problema esteja relacionado com a fonte de alimentação ou, pior, com placa-mãe (e a não ser que você seja um usuário experiente e disponha de peças sobressalentes, o melhor a fazer será procurar ajuda especializada).
Observação: Se você ouvir alguns bipes “estranhos” durante a inicialização, é sinal de que o BIOS está tentando dar pistas do problema. Todavia, como esses códigos não são padronizados, será preciso consultar o manual do aparelho ou acessar o site do fabricante (através de outra máquina, evidentemente) para obter mais informações a propósito.
Supondo que o computador ligue, mas o Windows não carregue corretamente, reinicie o sistema e tecle F8 repetidamente durante o boot. No menu que surgir na tela, escolha “Última configuração válida”, tecle ENTER e torça para dar certo. Se não funcionar, escolha a opção “Modo de Segurança com Prompt de Comando”, faça login como administrador, digite windows\system32\restore\rstrui.exe na linha de comando, tecle ENTER e siga as instruções exibidas na tela. Se nem isso resolver, volte ao Modo de Segurança, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e, em Restauração do Sistema, tente reverter o sistema para o último ponto de restauração criado. Se ainda assim o Windows não carregar, experimente desinstalar o último aplicativo que você instalou e/ou reverter uma eventual atualização de drivers.
Observação: Se nem o Modo de Segurança funcionar, é possível que seu HD esteja falhando. Tente dar o boot com auxílio do CD/DVD de recuperação fornecido pelo fabricante para, pelo menos, salvar seus arquivos pessoais (alternativamente, você pode instalar seu disco como Slave em outro computador e, a partir dali, copiar os arquivos para um DVD-R ou um pendrive).
Se o Windows iniciar e der pau logo em seguida, certifique-se de que seu antivírus esteja atualizado e faça uma varredura completa. Na dúvida, obtenha uma segunda opinião sobre a saúde do sistema com um serviço online (como os oferecidos nos sites da Kaspersky, McAfee, Panda, Symantec e TrendMicro). Se nada de estranho for encontrado, vale checar a inicialização (clique em Iniciar, Executar, digite msconfig e dê OK; selecione a aba Iniciar, desmarque as opções suspeitas e reinicie o computador), os processos que rodam em segundo plano (abra o Gerenciador de Tarefas, clique na aba Processos e use o site ProcessLibrary.com como referência para descobrir o significado dos itens obscuros)
Se nada disso resolver o problema, talvez seja o caso de formatar o HD e reinstalar o Windows a partir do zero (ou de dar o braço a torcer e procurar ajuda especializada).
Observação: Em alguns casos, instabilidades e travamentos do sistema podem ser solucionados com a atualização do BIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Sua Valiosa Opinião

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages