Como remover vírus de pendrive que converte arquivos e pastas em atalhos - Blog New@ge

Blog New@ge

O Blog da Tecnologi@

sábado, 20 de novembro de 2010

Como remover vírus de pendrive que converte arquivos e pastas em atalhos

 Yago Elric
Adm e Uploader




Depois de muito sofrimento lá no colégio, e com altos pendrives fudidos, HOJE vi essa matéria no Baixaki... parece até piada...

Uma nova praga vem perturbando a vida de muitos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e converte documentos e programas em meros atalhos. Tal atividade impede que o utilizador abra qualquer coisa e muitas vezes leva a uma atitude desesperadora: a formatação da unidade removível.

A solução do problema não é tão complicada e pode poupar algumas dores de cabeça. Primeiramente, vale salientar que o vírus não apaga nenhum arquivo do pendrive. Esta praga apenas oculta documentos e cria atalhos falsos, por isso, mantenha a calma.

Agora que sabemos que os arquivos, em teoria, estão no pendrive, devemos verificar se o problema em questão está relacionado ao vírus. Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, veja se no ícone do pendrive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente.

Caso o Windows informe que a unidade está vazia, então é possível que o vírus que você pegou seja outro. Do contrário, a execução dos passos a seguir deverá resolver seu problema.

Recuperando arquivos

Abra o Prompt de Comando (item presente no “Menu Iniciar” dentro da pasta “Acessórios”)




Agora digite o seguinte comando:

attrib -h -r -s /s /d F:\*.*

Método manual

Acesse a pasta que foi afetada pelo vírus e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho).
Abra as Propriedades do arquivo.


Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que não tenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar o processo no item "Destino" e "Iniciar em"). Veja o exemplo abaixo:



Etapas finais

Utilize um bom antivírus e análise o pendrive e o HD.
Instale um anti-malware no seu computador e faça outra varredura no disco local e na unidade removível.
Se nenhum problema foi informado pelos programas, então o vírus deve ter sido removido do seu pendrive. Em casos de persistência do problema, tente outros softwares. Boa sorte!

Um comentário:

  1. peguei um virus parecido com esse em um desktop meu rodando o winxp. ele fazia como voce descreveu acima. convertia tudo em atalho nos dispositivos removiveis. e ainda jerava um monte de sintomas estranhos na maquina, elem de travar o ante-virus, não dava pra desinstalar ou instalar outro. fiz muito malabarismo pra me livrar dele!
    fiz um tuto" por escrito, mais não postei em lugar algum ainda.

    ResponderExcluir

Deixe Sua Valiosa Opinião

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages